Como você se vê

6 motivos que levam as pessoas a buscarem clínicas estéticas

Pés de galinha, bochecha de buldogue, pele flácida…

Quem lê esses nomes e percebe que estão todos relacionados às queixas com a aparência e pode ficar até com medo de se olhar no espelho!

Mas não precisa fugir. Aliás, falar sobre o que incomoda mais no rosto ou corpo é, geralmente, a primeira etapa durante uma consulta com um especialista.

Pés de galinha

São as rugas da lateral externa dos olhos, causadas pela ausência de proteínas importantes, como o colágeno, que dão firmeza à pele. Podem ser dinâmicas, quando só aparecem com contrações musculares, como o sorriso, e estáticas, quando ficam aparentes mesmo sem movimento.

Bochecha de buldogue

Também ocasionada pela falta de tonicidade e firmeza da pele, essa expressão descreve a bochecha mais caída e que resulta em uma leve bolsa na parte inferior do rosto².

Olheiras

Áreas escurecidas ao redor dos olhos e que causam muito incômodo entre homens e mulheres. Podem sim, ser fruto de estresse e noites mal dormidas, mas também podem ser causadas por hiperprodução de melanina ou pela própria estrutura ocular³.

Também podem advir de problemas vasculares, sendo normalmente mais azuladas, devido ao acúmulo de hemoglobina na região dos olhos e má circulação sanguínea. O excesso de retenção de líquido também pode causar edema na região dos olhos.

Bigode chinês

É aquele vinco na pele que surge na base do nariz e vai até a boca, e por isso lembra um bigode. É uma linha de expressão bastante comum, e que pode surgir a partir dos 30 anos.

Pele flácida

Flacidez causada pela falta de colágeno na pele e que dá essa aparência de derretimento. Pode ser observada em todas as partes do corpo: barriga, colo e pescoço, face interna do braço e nas pernas4.

Casca de laranja

Furinhos na pele que lembram uma casca de laranja, também popularmente chamados de celulite. Apesar de não haver um consenso sobre sua causa, sabe-se que a celulite nada mais é do que um depósito de gordura sob a pele.

A notícia boa é que para todos esses eventuais incômodos descritos há um tratamento.

A medicina estética evoluiu bastante, e hoje oferece procedimentos minimamente invasivos, de rápida recuperação e com resultados efetivos e duradouros.

Para isso, é importante que você converse com um especialista com amplo conhecimento na área. Somente este profissional poderá indicar o melhor tratamento e administrá-lo de forma segura.

 

REFERÊNCIAS:
  1. O uso do acetil hexapeptídeo-3 no tratamento de rugas faciais. https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11576
  2. Envelhecimento facial e o uso do ácido hialurônico: revisão de literatura. http://200.150.122.211:8080/jspui/handle/23102004/279
  3. Causas e tratamentos da hipercromia periorbital. https://revistas.pucsp.br/RFCMS/article/view/23330
  4. Radiofreqüência no tratamento da flacidez. https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/14/04_-_RadiofreqYYncia_no_tratamento_da_flacidez.pdf
  5. Celulite e Olheiras – Sociedade Brasileira de Dermatologia (sbd.org.br)