Como você se sente

6 passos para recuperar sua autoestima e bem-estar

Não há dúvidas de que a pandemia do covid-19 marcou um antes e um depois nas nossas vidas. De uma hora para outra, tudo o que conhecíamos inevitavelmente sofreu algum impacto. Ficamos isolados, mudamos nossos hábitos, vivemos com muitas incertezas que, de alguma maneira, impactaram nossa autoestima e nosso bem-estar físico e emocional.

Devemos lembrar que a autoestima tem a ver com tudo o que pensamos, sentimos e acreditamos sobre nós mesmos. É tão importante, que através dela determinamos quem somos e disso depende, em grande medida, a nossa saúde mental.

A pandemia deixou marcas permanentes e profundas em cada uma das pessoas, não só daqueles que sofreram com a doença e perderam entes queridos, mas também daqueles que tiveram sua saúde mental abalada.

Se você está passando por momentos difíceis, lembre-se de que você não está sozinho. Por isso, queremos te dar algumas sugestões que poderão te ajudar a reconectar:

1. Cuide de você antes de cuidar dos outros

Se aprendemos alguma coisa durante este período é que para cuidar dos outros, primeiro temos que estar bem. Estar em primeiro lugar em sua vida é uma questão de necessidade e está longe do egocentrismo.

2. Não reprima suas emoções, mas procure entendê-las

O primeiro passo é aprender a identificar suas emoções e aceitá-las. Ter medo e sentir tristeza, frustração ou desilusão, é normal; permita que essas emoções fluam. A melhor maneira de lidar com estes sentimentos é vivê-los.

3. Realize atividades que te façam sentir bem

Dedique um tempo para fazer coisas que te ajudem a sair da rotina; se você curte cozinhar, tente novas receitas. Se quer dançar, se jogue! O importante é fazer o que te faz sentir melhor.

4. Pratique um esporte

Começar uma atividade física nem sempre é fácil, mas depois das primeiras tentativas, você começa a se ver de uma forma diferente e se sentir melhor. Com o tempo, movimentar-se fará parte do seu estilo de vida. Mas lembre-se que às vezes a mente joga contra: cada vez que bater a preguiça, lembre-se da jornada por sua melhor versão. O importante aqui é o seu bem-estar.

5. Agradeça

Estamos acostumados a não agradecer pelas coisas boas que temos. Na maioria das vezes, nos concentramos no tal do copo vazio e não enxergamos as pequenas grandes conquistas. Porém, é aconselhável agradecer por aquilo que você tem, bem como por aquilo que lhe dá felicidade. A gratidão tem efeitos positivos no teu estado de espírito. Faça o teste!

6. Concentre-se em você e em sua beleza individual

Antes de tomar qualquer decisão, respire fundo e pense no que é melhor para você. Às vezes, temos que parar de pensar nos outros e colocar-nos como prioridade. Comece o dia se arrumando, com o objetivo de se sentir pleno, feliz e mais seguro de si.

Conheça Nice to Meet Me, uma campanha da Merz pela autoestima da mulher brasileira.